domingo, 15 de novembro de 2009

LICEU RAINHA DONA LEONOR 1968-1973



Hoje chama-se Escola Secundária Dona Leonor...

mas foi , para todas nós, o LICEU!

ONDE ESTÁ O 3º 9ª?????
Para onde a vida levou a Isabel Baptista, a Paula Cabeçadas, a Helena Coelho, a Margarida Ribeiro...
Será que a Isabel "Loura" ainda mantém aquela capilar e genuína cabeleira???
Que será feito da aprumada Eduarda, chefe de turma , e sensata menina??
A Isabel Duarte,  a Paula Harries, a Dafne Aztmon, ainda se lembram das aulas da professora Maria Amélia Galvão de Melo?????
A Isabel Marina,  a Lucinda Carvalho, a Fernanda Montez, a Maria Isabel Aguiar, a Maria João Ramos, a Anabela Runa, ainda recordam as aulas de Moral em que tínhamos o exclusivo de ouvir Padre Fanhais em surdina no giradiscos???????
Onde encontrar a Luísa Dentinho Amado...que suscitava o sempiterno comentário: " Dentinho amado, quando não dói!!!!"????

Onde estarão as "malucas"do futebol????
Aquelas que, num 10 de Junho, conseguiram o feito, julgado impossível, de pôr a bola a rolar no relvado do Jamor???????
Que faziam a cabeça em água  a toda a gente por  quererem JOGAR FUTEBOL no recreio...
E a quem apenas o apelido da reitora impunha algum respeito. Também não era para menos: 'Canhão', não era um apelido qualquer!!!!!

Nas andanças da vida ainda me cruzei com a Isabel Ayres...que estava então na RTP. Disseram-me, também, que a Isabel Baptista seria médica no hospital de Stª Maria...
mas a verdade é que aqueles dias e aquelas vivências, de quando em vez sobem à tona da lembrança!!!
Aquela amizade construída na adolescência e início de juventude...quando os sonhos eram ainda um universo inteiro nas nossas mãos!!!!
Por onde andamos, AMIGAS?
Fotografias (C) Avelaneira Florida

4 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Recordações...

A vida une e depois separa e... muitas vezes volta a unir...

Pode ser que...

Desejo que reencontres a arca perdida das amizades adolescentes!

Lilá(s) disse...

Lindas imagens, boas recordações...
bjs

Branca disse...

Olá amiga,

Eu também desejo que encontres essa arca de recordações, desejo tanto porque sei quanto é bom. Felizmente não perdi a maior parte deles e já conseguimos dois ou três encontros de antigos colegas e professores. Perdi só os que partiram definitivamente e foram dois professores, depois do último encontro. Até nessas ocasiões tristes estivemos unidos, os que poderam estar, era uma turma especial de um colégio especial, o único misto à altura, talvez em todo o país.Também liamos à surdina Manuel Alegre nas aulas de Português e davamos os Lusíadas à revelia do programa desmistificando a história, foi óptimo, tempos que me marcaram muito. Os contactos são poucos mas sabemos onde estão, que fazem e às vezes encontramos um aqui, outro acolá, ainda que com o intervalo de anos. O meio é mais pequeno, mas entre Gondomar, Porto, Gaia, estamos mais ou menos todos e até um que exerce medicina em Trás-os-Montes aparece sempre aos encontros. A mãe reside por cá e é fácil saber dele.
Se puderes pegar no contacto de um ou dois desses colegas, eles terão outros e por aí fora, experimenta falar com alguém responsável da escola e ver se há possibilidade de te disponibilizarem os arquivos dessa turma se um dia quiseres fazer um encontro, a primeira vez é o mais difícil, as direcções são dos pais, mas vão ter a eles e depois todos vão aparecendo a pouco e pouco.
Nem imaginas a feliciddae que é, mesmo vendo-nos tão diferentes, mas com tanto para contar...
Felicidades para esses encontros.
Beijinhos

GS disse...

É!Por vezes as lembranças se apoderam de nossos pensamentos: um aroma, uma paisagem, uma luminosidade... qualquer pequeno fragmento se adentra e aí, paramos nós!

Quem sabe, via 'bloggers' acabarás por encontrar algumas das tuas amizades de liceu?!
Assim espero :)

Excelente semana!