quarta-feira, 1 de julho de 2009

EI-LAS!!!!!!!

sim!!!! aquelas luzes todas a brilharem na noite!!!!
E chamam-nos!!!!! Chamam-nos de forma intensa e inequívoca!!!!
Os pés apressam-se quase voando...e a magia do sabor já o sentimos, mesmo de longe!!!!


Não é a casinha de chocolate!!!!!
Mas é tão deliciosa quanto ela!!!
A barraca das FARTURAS!!!!!!

O balcão é alto, para que o momento ganhe mais impacto. Do alto da nossa pequenez, sempre o víamos ainda mais alto, pelas luzes que se intensificavam e pelos ruídos à volta.

MAS ERA O MOMENTO:

do outro lado do balcão, uma mão descia até nós, numa dádiva generosa de fartura açucarada envolta em papel pardo! Recebíamo-la nas duas mãos esticadas e ansiosas. E por uns instantes o calor atravessava a pele e fazia disparar o sentido do gosto!!!!!


Toda a feira desaparecia!!!!! Concentrada naquele sabor único. Naquele ritual do paladar infantil, sempre renovado em cada nova visita!!!!


Hoje não há " a" barraca das farturas!!!!! Hoje, até as farturas, salvo algumas honrosas excepções, ganharam novos paladares e modos de apresentação. Mas, sempre que a FEIRA acontece...a memória devolve-nos esses sentires antigos, e ainda capazes de nos surpreender!!!!

Mas a vida traz-nos outras memórias!!!!

As que aprendemos a conhecer de outros espaços. As que, pela novidade, se estranharam e depois ganharam lugar cativo nas nossas preferências....

As " cagarraças", "carracenas", "mouriscas" ou qualquer que seja o nome que a tradição popular lhes queira dar... Feitas a partir da generosa matança do porco, misturando os ingredientes que a cozinha estremenha sabe manipular, elas aqui se acham a nosso contento!!!! O sabor agridoce, que nos deixam na boca, têm o gosto da memória!
Fotografias(C) Avelaneira Florida

4 comentários:

Lilá(s) disse...

Dei por mim com saudades daquelas farturas,do carrocel...
bjs

Joaquim Moedas Duarte disse...

E lá fui eu a correr. Agora para aqui estou todo lambuzado, drácula do açucar que escorre pelos cantos da boca, as mãos pe...
Mmmmm!...

Nhac...nhac...

Crunch...crunch....

ganhentas... MMMmmmmm!!!!

Ad astra disse...

e que fominha ...

amigona avó e a neta princesa disse...

Deixo-te um abraço amiga...nem sei bem porquê mas tenho andado ausente...